Entre os dias 20 e 23/1, a ANP fiscalizou o mercado de combustíveis em sete unidades da Federação.
Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.
Veja abaixo mais informações sobre a operação realizada em Goiás e no Distrito Federal.
Goiás
No estado, foram fiscalizados 17 postos de combustíveis, nas cidades de Goiânia, Luziânia, Cristalina e Santo Antônio do Descoberto. Em Goiânia, parte das ações foi realizada em conjunto com o Procon-GO, órgão que mantém acordo de cooperação com a ANP.
Dois postos foram autuados e sofreram interdições em Luziânia: um por comercializar etanol hidratado fora de especificação (parâmetros de massa específica e teor alcoólico); e o segundo por fornecer combustível em quantidade diferente da registrada na bomba.
Na mesma cidade, três postos tiveram, no total, 101 litros de óleos lubrificantes apreendidos, por serem comercializados sem registro ativo do produto junto à ANP.
É importante destacar que qualquer agente econômico ou cidadão pode verificar os registros de lubrificantes que estão ativos na Agência. Basta acessar a Ferramenta de Pesquisa de Registro de Produtos ou o Painel Dinâmico do Registro e Óleos e Graxas Lubrificantes. Essa consulta evita a aquisição e a comercialização de óleos clandestinos, que podem acarretar a diminuição da vida útil do motor, gerando prejuízo ao consumidor.
Em Cristalina, um posto foi autuado por defeito no termodensímetro, equipamento acoplado à bomba de etanol para verificação da qualidade do produto.
Não foram encontradas irregularidades em Goiânia e Santo Antônio do Descoberto. No estado, foram coletadas 24 amostras de combustíveis para análises mais aprofundadas em laboratório
Distrito Federal
A ANP fiscalizou sete postos e quatro distribuidoras de combustíveis, na Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Águas Claras, Guará e SIA.
Uma distribuidora no SIA foi autuada por erro no preenchimento dos boletins de conformidade dos combustíveis. No Lago Sul, um posto foi autuado por defeito no termodensímetro, equipamento acoplado à bomba de etanol para verificação da qualidade do produto.
Não foram encontradas irregularidades nas demais localidades. Os fiscais coletaram 11 amostras de combustíveis para análises mais aprofundadas em laboratório.
Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser enviadas à ANP por meio do Fale Conosco ou do telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita).
Fonte: ANP
“As notícias de outros veículos de comunicação postados aqui, não refletem necessariamente o posicionamento do SINDIGOIÁS”